Notícia "As Beiras" 2007/11/16
POPULAÇÃO DE CEPÕES AFLITA
A transferência, para Viseu, de um médico que dava consultas na Extensão de Saúde de Cepões deixou a população preocupada.
O presidente da junta teme que seja o princípio do fim. Um dos três médico,s que prestava serviço na extensão de saúde da freguesia de Cepões, foi transferido para o Centro de Saúde Viseu 2, que fica no centro da cidade.
O presidente da junta, Amaro Carreira, lamenta que ele, e principalmente a população, não tivessem sido avisados. "Ouvimos que o senhor doutor ia sair e, passados uns dias, já estava a dar consultas em Viseu", refere o autarca. Amaro Carreira diz que a junta sempre colaborou nas obras que era necessário fazer, na Casa do Povo, chegando a colocar aquecimento central. "Agora, de um momento para o outro, estamos nesta situação". Lembra que a extensão de saúde serve seis mil pessoas, de três freguesias, Cepões, Cota e Barreiros, "que ficam agora entregues a dois médicos apenas".
O presidente da junta espera que este não seja o primeiro passo para, daqui a uns tempos fecharam em definitivo o posto médico. "Primeiro, fecharam as escolas, agora a extensão de saúde. Qualquer dia tiram tudo e o melhor é riscarem Cepões do mapa de Portugal", desabafa o autarca. O fecho da extensão de saúde é uma situação que o coordenador da Sub-Região de Saúde de Viseu nega que "alguma vez tenha passado pela cabeça de alguém". Justifica a saída de um médico com uma boa gestão dos recursos humanos. Segundo as contas de José Carlos Almeida, no Centro de Saúde Viseu 2, onde há 23.018 inscritos, o rácio por médico é de 1.570 utentes. Em Cepões, quando estavam três médicos era de 938 utentes, e passou para 1407, com a redução para dois clínicos. "A situação anterior não podia continuar, pois não estava a ser feita uma correcta gestão dos recursos humanos. O terceiro médico estava lá a mais", refere o coordenador da sub-região de saúde. José Carlos Almeida recorda que o número de utentes que cada médico poder ter é entre 1.500 e 1.800.
Quanto à continuidade da Extensão de Saúde de Cepões, garante que "é para continuar, mas com uma boa gestão de pessoal, pois até tem uma farmácia".

14 Comentários:
É uma VERGONHA, levam-nos tudo, e logo o Esteves Pereira. Por mim chamava-mos a SIC e organizávamos uma
mega manifestação. Cortávamos a estrada da igreja frente ao referido Centro, com uns assadores de fêveras, "A BÊR SE NUM NOS DEIXABÃO CÀ O SINHOR DOUTOR"...
Caros,
É uma pena q o Sr Dr Esteves Pereira nos "abandone", logo ele que já era como se fosse da terra, até é o Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Casa do Povo IPSS, podia ter sido um dos outros... creio q alguem lhe irá fazer uma "justa" homenagem!
Será q ele foi embora por livre e espontanea vontade???
Poderá até o coordenador da sub-região de saúde ter razão, com a falta de médicos q por aí anda... E se fossemos buscar um espanhol???
Já agora, o Sr Presidente da JF em vez de falar agora uma vez q o acto ja está consumado, devia-se ter acautelado e n deixar q tal acto acontecesse... digo, n sei!!! Deveria tb, ao longo dos mts anos q leva como autarca (ou não!), desenvolver esforços p q esta situação n s viesse a verificar... mas já está!
Enfim acho q n nos devemos conformar, e ir pra luta! Mas caro quim bolas, essa de cortar a estrada da igreja n concordo, isso n irá criar qq transtorno, pois qm passa por aí??? o ti zé da xica? o seu filho jorge? a unica pessoa mais "influente" q utiliza essa via é o Presidente da Casa do Povo, mas agora já tem alternativas...
Acredito q o posto medico n feche, já viram se fecha, perde-se um posto de trabalho na freguesia, e logo q posto...
Saudações
Ora bem meus caros,
Eu acho que apesar de não estar de todo por dentro e entender, ou não, o problema que talvez por muitas razões, ou não, levam, ou não, a debates, que em principio ou mesmo ignorando ou dizendo, ou não, o que nos vai na alma, estou certo que a resolução, embora que, ou não, temporal, nos leva a pensar naquilo que efectivamente nos transporta, ou não, para o Centro de Saúde Viseu 2.
Assim sendo, ou não, é mais que evidente que há dois pontos (ou mais) nesta questão, que são o ponto 1 e o ponto 2.
Espero, ou não, ter tirado algumas dúvidas aos mui colegas deste blog.
ou não...
tenho mta pena espero k corra tudo bem com os pobres doentinhos dos outros n tenho pena nenhuma em cepoes ja sao doentes da cabeça!
Voltei!
Em resposta ao Burro do comentário anterior,
Fique sabendo Exmº Gebo que doente da cabeça deve ser a sua familia, vizinhos e amigos, pois só assim se compreende o comentário.
E vá ter pena de quem o pôs no mundo, pessoa infeliz de certeza, ninguém quer ter um filho como Exmº gebo.
Para escrever assim... não é de cá! portanto mantenha-se anónimo mas sua terra, ok! ou, faça de conta que vai mijar e vá com os chifres contra uma parede!
BIG
Caro BIG,
Isso n são modos de falar p um Gebo...
Desta vez ficou mal na fotografia...
Saudações
ps: mas q é burro, ai isso é!
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Voltou a animação.... He he he ....
Quem é que anda a escrever isto?
"Esta mensagem foi removida pelo administrador do blogue"
Sejam originais
meu palonço, não vez que quem escreveu isso foi o comentário eluminado? Acho que esse gaijo é dasnelas...lool
as nelas são uma nassão!
bicuait meu!
No que toca a espertos esta freguesia está cheia mas ninguem faz nada, por cima ainda se apoia quem não sabe fazer mesmo nada bom até quem tem olhos vê, não fossemos nós todos cegos.
pelo menos é o que alguem faz querer.
Seriamos bons analistas se dessemos a mão à palmatória, mas como eu sou cego não vejo talvês o que se faz nesta freguesia, que é zero.
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial